segunda-feira, 26 de maio de 2008

A embaixadora da fofura

É difícil encontrar alguém que não saiba quem é ela – para as mulheres de cerca de 40 anos, ela povoou suas infâncias, em chaveiros, lapiseiras e todo o tipo de acessórios. De lá para cá, todas as outras gerações de meninas conviveram com cadernos, adesivos e lancheiras desta gatinha branca, um dos ícones pop do século XX. A fofura em questão é a gatinha branca e sem boca, Hello Kitty.


A Hello Kitty nasceu em 1 de novembro de 1974, em Londres. Atualmente, sua família compõe-se de uma irmã gêmea, Mimmy, seus pais, Mary e George, e seus avós, Margaret e Anthony White. Foi concebida pelo cartunista da Sanrio, Ikaka Shimizu, mas após a saída dele da companhia japonesa, passou a ser desenhada, por Yoku Yamaguchi até hoje. Desenhada para o público infantil, conseguiu atingir os adultos também, passando a ilustrar diversos produtos até programas de televisão e videogames, sendo responsável por uma grande parte do lucro da Sanrio.
Apesar de não possuir traços que remetam à sua nacionalidade, Hello Kitty é japonesa e foi, recentemente, eleita como embaixadora do Japão para a China e Hong Kong, com a finalidade de incrementar o turismo no país, segundo notícia publicada no Globo online, em 19 de maio último. Acreditando no poder de sedução da gatinha, as autoridades esperam que ela tenha um grande apelo midiático, tornando o Japão um popular destino de férias, em particular de pessoas vindas da China e de Hong Kong, nos quais a Hello Kitty tem grande apelo popular.
E entre nós também, certo?